Concurso de Composição para Orquestra de Flautas

cartaz

CONCURSO DE COMPOSIÇÃO

Para orquestra de flautas

Regulamento:

1.    O presente concurso é promovido pela Associação de Flautistas de Portugal (AFLAUP), com vista à criação de repertório português para esta formação.

2.    O concurso é aberto a todos os compositores, sem qualquer limite de idade, podendo participar alunos de composição de nível geral ou superior, recém-formados, profissionais, ou outros.

3.    As obras a concurso deverão inspirar-se obrigatoriamente em melodias tradicionais portuguesas, de qualquer uma das regiões do continente ou ilhas. Competirá ao concorrente a definição da perspectiva a utilizar, partindo da(s) melodia(s) seleccionada(s), quer seja em termos de linguagem e tratamento, quer de processo composicional ou desenho formal.

4.    As composições destinam-se a uma formação orquestral de flautas, compreendendo: flautim (opcional), flautas de concerto, flautas em sol, flauta baixo e flauta contrabaixo.

5.    As obras deverão ter uma duração compreendida entre um mínimo de 3 (três) minutos e o máximo de 6 (seis) minutos.

6.    As obras devem ser inéditas, sendo excluídas todas aquelas que tenham sido tornadas públicas por qualquer meio, ou que tenham sido encomendadas por qualquer outra instituição.

7.    São também excluídas as obras que tenham obtido prémios em qualquer outro concurso de composição.

8.    As obras a concurso devem ser apresentadas em edição por computador, podendo os candidatos enviar gravações de áudio ou ficheiros MIDI das respectivas peças.

9.    As obras concorrentes – quatro exemplares de cada partitura – poderão ser entregues ou enviadas por correio registado, para os Serviços Administrativos do Conservatório de Música do Porto, ao cuidado da Associação de Flautistas de Portugal. O prazo termina no dia 15 de Janeiro de 2016, fazendo fé o carimbo de correio.

10. As composições devem apresentar apenas o título e o pseudónimo do compositor, não podendo conter elementos que permitam a identificação do autor.

11. Cada concorrente deve fazer entrega ou envio de um sobrescrito fechado, identificado apenas pelo pseudónimo escolhido. No seu interior deve constar a identificação do concorrente, o seu endereço, número de telefone, e-mail; bem como uma fotocópia de um documento de identificação, um curriculum resumido e uma uma foto.

12. Os exemplares de cada obra e o sobrescrito de identificação do seu autor devem ser entregues num único sobrescrito.

13. Cada candidato pode apresentar um máximo de duas peças.

14. Serão atribuídos um 1º, 2º e 3.º prémios. O júri reserva-se o direito de poder atribuir menções honrosas. O valor dos prémios nesta edição será de 300, 200 e 100 euros, respectivamente. Inclui a estreia e gravação das obras premiadas, em datas a comunicar oportunamente.

15. Os autores das obras vencedoras comprometem-se a mencionar nos programas de futuras apresentações a indicação: “obra vencedora do Concurso de Composição”.

16. Todos os concorrentes premiados deverão comprometer-se a entregar as partes “orquestrais” em boas condições de utilização (formato, apresentação, legibilidade, marcações de ensaio, viragem de páginas)

17. O júri será constituído por três compositores de reconhecido mérito.

18. Não haverá obras premiadas ex-aequo, mas poderão ser atribuídas menções honrosas.

19. O júri poderá decidir não atribuir o(s) prémio(s).

20. Não haverá recurso das decisões do júri.

21. O resultado do concurso será tornado público até ao dia 20 de Janeiro de 2016, sendo comunicado aos compositores premiados e divulgado pela organização.

22. Todas as obras não premiadas, bem como os respectivos sobrescritos de identificação ficarão na posse do secretariado do concurso, podendo ser devolvidos até um mês depois da publicação dos resultados. Terminado esse prazo serão destruídos para preservação dos direitos de autor.

23. A participação no concurso tem uma taxa de inscrição no valor de 10 euros. O pagamento da mesma deverá ser realizado através de transferência bancária para o NIB: 0035 0160 00074444 230 67 e o comprovativo anexado à restante documentação.

24. A participação neste concurso implica a aceitação de todos os artigos deste regulamento.

25. Cabem à organização do concurso todos os esclarecimentos sobre o presente regulamento.

26. Os casos omissos neste Regulamento serão solucionados pelo Júri e pela AFLAUP.

Porto, 2 de Novembro de 2015

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s